domingo, 13 de setembro de 2009

Festival Universitário de Comunicação - 2ª Edição

Neste sábado, rolou aqui em Sampa o FUC, que é um importante festival que visa mostrar o talento dos  estudantes de publicidade. Eu e a Nina passamos por lá pra dar uma conferida.
Além do concurso, que tem diversos patrocinadores, o evento também traz palestras com profissionais renomados na área.
Dentre os palestrantes, estava João de Simoni, que é especializado em Marketing.
Eu, particularmente não tenho a pretensão de trabalhar exatamente com Mkt, mas, achei maravilhosa a palestra de João.
Abaixo, citarei alguns pontos importantes da apresentação:


"Bom empresário é aquele que contrata otimistas em vendas e pessimistas no departamento de crédito."


Dando uma certa ênfase a esta frase, podemos ressaltar que, quem é pessimista, sempre será cauteloso e, isso é essencial quando se trata de finanças. E, quanto às vendas, quem é otimista trabalha sempre com bom humor e perseverança, qualidades imprescindíveis para um vendedor.




Simoni, sempre com descontração nos falou que o Brasil, ao contrário do que muitos pensam, não está doente, apenas bêbado! Ou seja, ainda há solução.
Analisando nosso país pelo âmbito consumista, podemos dizer que somos do "1º mundo", pois, mesmo com a modernidade mercantil, a evolução também se deve à explosão demográfica, afinal, a população urbana ultrapassa 80%.




"O brasileiro não se sentia consumidor, mas vítima. Hoje, não se defende, vinga-se"

Acredito que não sejam necessárias muitas explicações para a frase acima. 
É evidente que a cada dia, o consumidor está mais exigente e menos submisso às marcas, afinal, o sucesso delas depende deles (leia-se nós).


"Nosso mercado é menor que um mamão. Mas, maior que o mundo."

Como assim?


Já se foi o tempo onde os publicitários trabalhavam para atingir a 'massa'. Hoje, a única massa que deve ser tida como alvo, é a massa encefálica, individualmente.


Já estamos carecas de saber que a única coisa que temos em comum é ser diferente.


"No mercado, não vale o que você é, ou diz ser.
Só vale o que o cliente pensa de você"


É, a frase explica-se por si só...


" MARCA - Nada, hoje, é mais importante numa empresa. Nem o dono."

Precisa explicar? 
A construção de uma imagem institucional é o mais importante de tudo. Afinal, a publicidade tem o intuito de 'chacoalhar miolos' a fim de mudar a percepção do consumidor no que diz respeito à superioridade. Temos que encontrar um ponto forte de nossa empresa e evidenciá-lo para melhorar a imagem da marca e agregar valores à mesma.

"A riqueza de uma empresa não é medida por sua estrutura, mas sim pelos seus consumidores."

Daí, a importância da fidelização. =D

Dentre tudo que Simoni falou, o que mais me chamou a atenção foi que, hoje em dia, os publicitários fazem campanhas para ganhar prêmios, não para VENDER, que é sua principal finalidade.
Em meu entendimento, ele quis dizer que deve ser feita uma abordagem mais direta, como vemos frequentemente em propagandas do mercado varejista, por exemplo, as CASAS BAHIA. Mas, em minha humilde e inexperiente opinião, usar uma linguagem indireta é muito funcional, já que o consumidor se identifica com a beleza e magia do universo paralelo da propaganda.
Mas, tudo isso depende do segmento da marca.

Outra frase direta e de grande impacto foi:

"Mais importante do que a comunicação INTEGRADA, é a comunicação ENTREGADA."

Dentre os assuntos abordados, João de Simoni deu muita ênfase ao fato da competitividade desenfreada. 
É muito comum por parte das empresas dizerem que cobrem o preço da concorrência, é muito comum vermos promoções onde evidenciam que determinada coisa é R$1,00 mais barato do que a concorrência. 
Poxa vida, e o valor do produto...onde fica? 
Simoni ressaltou que muitas empresas perdem dinheiro e, principalmente, prestígio ao fazer comunicação desta forma, portanto, a diferença é feita no atendimento e na criatividade, e não no preço.

Finalizando a palestra, nos foram dadas duas regras básicas:

1 - NUNCA perca dinheiro.
2 - NUNCA esqueça da regra nº1.

Pois, cliente feliz é sinal de lucro, mas cliente MUITO, muito feliz, é prejuízo certo!

4 comentários:

  1. Natão..
    Não poderiamos ter perdido esse festival, que nos deu de presente essas três palestras com grandes nomes na área da publicidade, mas a palestra que mais marcou foi a do João Simoni, que de uma forma clara e engraçada nos explicou a diferença que o MKT de venda pode fazer, e que somos um bando de consumidores filhas da p#*@ que queremos nos vingar rs .. uma ótima palestra como a Natão citou à cima.. Valeu a pena acordar um pouco mais cedo =)

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  2. Literalmente esse post foi de uma publicitário, muito bem trabalhado.
    Adorei a palestra, parabéns pela descrição.

    Abraços,
    Cibele
    (www.abordorp.blogspot.com)

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